Avançar

‘Bom mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?’ Mc 10. 17b

O ser humano tem por Natureza o costume de planejar os detalhes da sua vida. Ninguém tira férias e viaja aleatoriamente para um lugar sobre o qual nunca ouviu falar; nós buscamos informações sobre para onde estamos indo, compramos passagens com antecedência, reservamos um quarto na pousada aonde iremos nos hospedar, e tudo isso depois de muito planejamento, pois é desejo nosso passar os bons momentos de forma agradável. É comum ao final do ano, por exemplo, ouvirmos dos amigos a pergunta: “Vai passar as férias aonde?”, e a esta costumamos responder com muita satisfação: “Vou a ‘tal lugar’!”. Mas e se a pergunta fosse para um tempo além das nossas férias? E se a pergunta fosse sobre a eternidade! “Vai passar a vida eterna aonde?”.

Assim como é preciso planejar uma viagem, é necessário que façamos os preparativos para chegarmos à vida eterna. A nossa vida aqui na terra, os nossos atos refletirão na nossa eternidade. Assim como o Jovem Rico da história bíblica, devemos nos preocupar com a nossa vida eterna, devemos sim perguntar ao Senhor dia após dia: ‘Bom mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?’. Sabemos os mandamentos, mas precisamos entender algumas coisas sobre quais preparativos fazer para alcançar a vida eterna:

1.      Existe uma eternidade
É necessário entender e acreditar que existe uma eternidade, que ela é real! Chegará o dia em que Jesus voltará para buscar aqueles que são salvos, e estes, desfrutarão do gozo eterno ao lado do Pai. O cristão que acredita em sua salvação precisa tomar muito cuidado para não se acomodar diante da posição de conforto que se encontra. Devemos nos manter sempre vigilantes, lembrando que a eternidade existe, e que é a nossa vida que dirá aonde iremos estar.

           2.    A eternidade é mais importante que a vida na terra
Gastamos muito tempo da nossa vida preocupados com as coisas terrenas. Nós jovens vivemos um período de preocupações constantes sobre o nosso futuro; queremos casar, comprar uma casa, conseguir o melhor emprego, concluir a graduação, iniciar um mestrado, passar em um concurso, e muitas outras coisas que têm ocupado nosso pensamento. Apesar da importância das coisas que fazemos aqui na terra, é preciso lembrar que tudo passará! Nada em nossas vidas deve ser mais importante do que a comunhão com o Senhor, que nos garante que há tempo para todo propósito debaixo do céu.

           3.    A nossa eternidade será reflexo do nosso compromisso com Deus
Não são as nossas riquezas, não são os nosso diplomas, e nenhuma das nossas conquistas terrenas que nos conduzirão à salvação em Cristo Jesus. Para sermos salvos, precisamos priorizar a nossa vida com Deus, precisamos ser encontrados por Ele como adoradores que o adoram em espírito e em verdade. Só passará a vida eterna ao lado do Pai aquele que caminhar com os olhos fixos nele, que não se desviar do Caminho que Ele nos mostra.

Devemos nos atentar para a eternidade, lembrando que muito mais importa aonde iremos estar para sempre do que aonde iremos passar as férias. Analisemos o que temos feito, e para onde isso está nos levando. Os preceitos do Senhor são os fatores determinantes para a nossa vida. Ninguém pode prever o dia em que Jesus voltará, e por isso devemos estar preparados todos os dias. O Salvador pode chegar a qualquer momento. Como Ele nos encontraria se voltasse hoje?

Louyse Barreto
Texto baseado na pregação de Moises Menezes
Dia 21 de Janeiro de 2012
Culto de Treinamento da UMP

Um comentário: